EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: PLANEJAMENTO E PROJETO

Auteurs

  • Ivan Siqueira Universidade de São Paulo Escola de Comunicações e Artes https://orcid.org/0000-0002-8702-3381
  • Benedita Rosa da Costa Doutoranda em Educação no mesmo Programa e Instituto, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
  • Maria Helena Tavares Dias

DOI :

https://doi.org/10.32359/debin2022.v5.n18.p53-68

Mots-clés :

Educação quilombola. Planejamento educacional. Legislação.

Résumé

Este artigo problematiza planejamentos e projetos para a educação escolar quilombola, conceitua quilombo, sua formação histórica e discorre sobre a identidade cultural da Educação Escolas Quilombola. Argumenta-se que planejamentos e projetos essas comunidades precisam considerar na sua elaboração as suas singularidades, os seus modos de produção e suas crenças. Sugere-se que planejamentos e projetos sejam flexíveis e estejam em conformidade com as necessidades educacionais do corpo discente, além de considerar a participação de profissionais de educação da comunidade. São analisadas legislação, normas educacionais e a literatura crítica dedicada ao tema. Conclui-se que a Educação Escolar Quilombola possui especificidades que devem orientar formulação, planejamentos e projetos educacionais para as comunidades quilombolas.

Bibliographies de l'auteur

Ivan Siqueira, Universidade de São Paulo Escola de Comunicações e Artes

Professor no Departamento de Informação e Cultura.

Benedita Rosa da Costa, Doutoranda em Educação no mesmo Programa e Instituto, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Ativista, militante, palestrante, professora e pesquisadora. Tem Magistério pela escola
estadual Antônio João Ribeiro, licenciatura em Letras pela Universidade de Cuiabá
(UNIC), Especialização em O Ensino de Linguagem pela Universidade de Cuiabá
(UNIC), Especialização em Educação do Campo Saberes Pantaneiros e a
Socioeconomia Solidária pelo Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia
(IFMT), Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE),
do Instituto de Educação (IE), na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),
Doutoranda em Educação no mesmo Programa e Instituto, da Universidade Federal de
Mato Grosso (UFMT).

Maria Helena Tavares Dias

Ativista, militante, palestrante, professora quilombola e pesquisadora. Tem curso
técnico em Contabilidade pela escola estadual Ulisses Cuiabano, licenciatura em
Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Mestre em Educação
pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), do Instituto de Educação (IE),
na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

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Publiée

2022-09-11

Comment citer

Siqueira, I., Rosa da Costa, B., & Tavares Dias, M. H. (2022). EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: PLANEJAMENTO E PROJETO. Revista Debates Insubmissos, 5(18), 53–68. https://doi.org/10.32359/debin2022.v5.n18.p53-68

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