CURRÍCULO ESCOLAR E DIREITOS DEMOCRÁTICOS: TENTATIVAS DE DESCONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2022.v5.n17.p11-28

Schlagworte:

Currículo - Direitos Humanos - Educação

Abstract

Nosso objetivo é refletir sobre fundamentos que demandam e produzem novas concepções de currículo escolar. Em perspectiva crítica, problematizamos reformas curriculares nos países de economia periférica e a sua relação com o fenômeno mundial de desregulamentação dos Estados Nação e de revisão da declaração universal dos direitos da pessoa humana. Abordamos uma pesquisa qualitativa, cuja metodologia valorizou pesquisas bibliográficas e documentais, com ênfase em documentos institucionais que tratam dos princípios que norteiam as reformas educacionais. Como resultado, ressaltamos que: a crise do capitalismo coloca como problema a manutenção dos direitos individuais e a retirada das conquistas sociais universais das constituições nacionais, o que requer a introjeção de outra concepção de mundo, de educação, não mais assentada no princípio da igualdade de direitos assegurados pelo Estado. O princípio da diferença, incorporado na Declaração Universal, pressupõe direitos diferenciados entre os indivíduos e, em decorrência, na desobrigação do Estado em assegurar a extensão da cidadania para cada indivíduo isoladamente. Em síntese, as reformas curriculares integram o movimento de desregulamentação das conquistas democráticas, fenômeno apoiado na negação da igualdade/universalidade de direitos, hoje posto em questão pelo capital.

Autor/innen-Biografie

Maria Lenúcia de Moura, Universidade Estadual do Ceará

Cursou o Pós doutorado na Universidade Federal da Paraíba, no Programa de pós-graduação em Educação. Doutora em História pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG/PPGH e mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará/UFC/PPGE. Atualmente é professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará. Pesquisa metodologias educacionais, os fundamentos da Pedagogia Histórico-crítica e a História da Educação dos municípios da região do Sertão Central com ênfase na pesquisa em História Oral. Discute história oral enquanto metodologia de pesquisa e o Ensino de História e o Ensino de Geografia no grupo de estudos com alunos do curso de Pedagogia.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Metodologias, Teorias da Instrução,História da Educação e Ensino de História e Geografia. Participou da organização do livro: Tabuleiro do Norte em perspectiva: uma abordagem teórico-prática. Neste livro é autora do texto: Memória social e história: desenvolvimento da educação em Tabuleiro do Norte. É integrante do grupo de pesquisa EDUCAÇÃO E EDUCADORAS NA PARAÍBA DO SÉCULO XX: ESCRITA E LEITURA NA REPÚBLICA EM ASCENSÃO/CNPQ, grupo no qual desenvolve pesquisa de pós-doutoramento. Participa da organização da Semana Universitária da UECE, orientando os trabalhos na Faculdade de Educação, Ciência e Letras do Sertão Central/FECLESC.

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Veröffentlicht

2022-07-31

Zitationsvorschlag

de Moura, M. L., de Oliveira, M. B., & Gondim Guimarães, Ênio J. (2022). CURRÍCULO ESCOLAR E DIREITOS DEMOCRÁTICOS: TENTATIVAS DE DESCONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO. Revista Debates Insubmissos, 5(17), 12–28. https://doi.org/10.32359/debin2022.v5.n17.p11-28

Ausgabe

Rubrik

Número Especial Educação em Direitos Humanos

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