A EDUCAÇÃO SOB A CRÍTICA DE FOUCAULT: EDUCAÇÃO POSITIVA E GOVERNAMENTALIDADE

Autor/innen

  • Ademir Henrique Manfré Universidade do Oeste Paulista/SP https://orcid.org/0000-0002-2067-4657

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2022.v5.n18.p12-31

Schlagworte:

Crítica, Governamentalidade, Educação Positiva.

Abstract

Este texto trata do tema Educação Positiva e Governamentalidade. É resultado de elaborações teórico-conceituais desenvolvidas junto à disciplina de Filosofia da Educação ministrada por mim nos cursos de licenciatura de uma Universidade do Estado de São Paulo. Por Educação Positiva entende-se a aplicação da Psicologia Positiva à Educação com o objetivo de fomentar a cultura do desempenho e da eficácia na escola, desenvolvendo, aperfeiçoando e aumentando a satisfação pessoal. Os defensores da Educação Positiva justificam que as propostas pedagógicas necessitam estar adequadas para atender às demandas formativas atuais, concebidas como novas abordagens que podem auxiliar a nova geração a lidar com desafios e a prosperar em uma sociedade em constante transformação. Por esse motivo, argumentam que a escola necessita ser atraente e adotar abordagens formativas eficazes. Diante do exposto, partimos dos seguintes questionamentos: por qual motivo inserir a cultura do desempenho e da eficácia nas escolas? O que temos feitos de nós mesmos sob as formas de controle da vida? Nossa hipótese é a de que os pressupostos da Educação Positiva se traduzem no que Foucault chamou de Governamentalidade. Como forma de se contrapor a essa pedagogia, o artigo aborda a concepção de crítica em Foucault como tentativa de questionamento e de tensão aos processos de governamentalização presentes no campo da Educação.

Autor/innen-Biografie

Ademir Henrique Manfré, Universidade do Oeste Paulista/SP https://orcid.org/0000-0002-2067-4657

Formado em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Campus de Presidente Prudente/SP. Psicanalista clínico pela Escola de Psicanálise de Curitiba. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Psicopedagogia Institucional. Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Campus de Presidente Prudente/SP e Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, História da Educação, Didática, Metodologias de Ensino, Estrutura do Ensino, Psicopedagogia atuando principalmente nos seguintes temas: Valores, Educação, Políticas Públicas, Avaliação, Formação de Professores, Ética, Cidadania, Novas Tecnologias, Inclusão Escolar, Currículo Escolar. No Mestrado em Educação desenvolveu o tema das Novas Tecnologias e sua relação com a (semi) formação na perspectiva da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt. No Doutorado em Educação desenvolveu a temática do "fenômeno" mal-estar docente como resultado da impossibilidade de se ter experiência (Erfahrung) no tempo presente. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa "Valores, Educação e Formação de Professores" coordenado pelo prof. Dr. Divino José da Silva. Atualmente, é professor da Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE - campus de Presidente Prudente/SP atuando na graduação presencial e EAD, ministrando as seguintes disciplinas: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem; Psicologia Ambiental; Psicopedagogia (modalidade EAD), Psicologia da Educação; História da Educação l; História da Educação ll, Filosofia da Educação, Seminários Integrados e Currículo e Escola, além de orientar Projetos de Pesquisa de Iniciação Científica nas áreas de Sexualidade e Educação, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Bullying, TDAH, Infância, Ludicidade, Políticas Públicas e Formação Docente. É membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Pedagogia da FACLEPP/UNOESTE e do Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPEEX) da mesma Instituição. Como atividades de pesquisa é parecerista técnico-científico ad hoc da Coordenadoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CPDI/UNOESTE), da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), da Revista Científica Colloquium Humanarum/UNOESTE, da Revista Contexto e Educação da UNIJUÍ, da Revista Educação e Pesquisa (Revista da Faculdade de Educação da USP), além de outras revistas científicas. É revisor do Periódico Guia do Estudante da Editora Abril.

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Veröffentlicht

2022-09-11

Zitationsvorschlag

Manfré, A. H. (2022). A EDUCAÇÃO SOB A CRÍTICA DE FOUCAULT: EDUCAÇÃO POSITIVA E GOVERNAMENTALIDADE. Revista Debates Insubmissos, 5(18), 12–31. https://doi.org/10.32359/debin2022.v5.n18.p12-31

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