ENTREVISTA OLHAR SOBRE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO FORMATIVO DOS FILHOS DA CLASSE TRABALHADORA

Authors

  • Adriana Aparecida de Souza PPGEP/IFRN https://orcid.org/0000-0001-6933-1121
  • Dante Henrique Moura PPGEP/IFRN

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2020.v3.n10.p162-181

Keywords:

Políticas públicas, educação profissional, Reforma do Ensino Médio.

Abstract

A entrevista com o professor Dante Henrique Moura foi realizada em abril de 2019, no PPGEP/IFRN. O objetivo da entrevista é refletir sobre o contexto da reforma do Ensino Médio sancionada pela Lei 13.415/2017, bem como, as implicações e os imbricamentos econômicos, culturais, sociais e políticos entrelaçados nas políticas públicas voltadas para educação profissional e sua atuação profissional. Nesse sentido, os impactos diretos e indiretos na vida dos jovens brasileiros e, em específico, os oriundos da classe trabalhadora do País.

Author Biographies

Adriana Aparecida de Souza, PPGEP/IFRN https://orcid.org/0000-0001-6933-1121

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008) e doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013). Atualmente é Pós Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Direitos Humanos e Ética, atuando principalmente nos seguintes temas: violência intrafamiliar, Juventude e Políticas públicas em Educação.

https://orcid.org/0000-0001-6933-1121

Dante Henrique Moura, PPGEP/IFRN

É Técnico em Eletrotécnica pela Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (1979), possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1986) e doutorado em Educação pela Universidade Complutense de Madri (2003). É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) desde 1986, onde leciona disciplinas do núcleo Formação Pedagógica nas licenciaturas oferecidas pela Instituição. De 2010 a 2012 coordenou o processo de elaboração da proposta de criação do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do IFRN - mestrado acadêmico ? (PPGEP), o qual foi aprovado pela CAPES em 2012. Coordenou esse Programa de 2013 a agosto de 2017. Tem experiência na área de administração educacional, sendo que no IFRN já exerceu, dentre outras funções, a de Diretor de Recursos Humanos (1991-1995), a de Vice-Diretor Geral (1996-1998) e a de Diretor de Ensino (2004-2005). Coordenou a elaboração de vários projetos institucionais, dentre eles o Redimensionamento do Projeto Político-Pedagógico da Instituição (2004-2006). Participou (2005 a 2007) dos Grupos de Trabalho que elaboraram, no âmbito do MEC, os Documentos Base do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos ? PROEJA (Ensino Fundamental e Ensino Médio) e do Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio. A partir de 2010 passou a integrar o corpo docente do PPGEd/UFRN como professor Colaborador, onde é orientador de mestrado e de doutorado. É pesquisador em educação, atuando principalmente em Políticas Educacionais e Trabalho e Educação, com ênfase no campo da educação profissional e em sua integração com a educação básica e com a educação de jovens e adultos. É um dos fundadores do Núcleo de Pesquisa em Educação (NUPED) do IFRN, sendo atualmente seu coordenador. Coordenou o FORPRED Nordeste de outubro de 2015 a agosto de 2017. Integrou o Comitê Científico da ANPEd, representando o GT09 (Trabalho e Educação), de outubro de 2015 a outubro de 2017. A partir de outubro de 2017 assumiu a coordenação do GT09 da ANPEd. https://orcid.org/0000-0001-8457-7461

 

Published

2020-09-10

How to Cite

Souza, A. A. de, & Moura, D. H. (2020). ENTREVISTA OLHAR SOBRE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO FORMATIVO DOS FILHOS DA CLASSE TRABALHADORA. Revista Debates Insubmissos, 3(10), 162–181. https://doi.org/10.32359/debin2020.v3.n10.p162-181

Issue

Section

Pautas Insubmissas

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