A MUDANÇA NO DIREITO MODERNO NO BRASIL A PARTIR DO DEBATE DAS RELAÇÕES MORAIS DO MUNDO DA VIDA

Authors

  • Leonardo Tajes Tajes Ferreira Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2020.v3.n11.p260-271

Keywords:

Moral, homossexualidade, Direito

Abstract

Tendo como base a Teoria Crítica de Jürgen Habermas e a visão de Michel Foucault sobre a dominação de caráter microssocial, este trabalho visa debater o papel do Direito na democracia brasileira e seu impacto como garantidor do respeito à pluralidade de vivências, uma vez que a moral ética pautada no  diálogo não vem se mostrando um modo efetivo de se garantir a harmonia na convivência social. 

References

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 2008.

FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.

HABERMAS, J. Consciência moral e agir comunicativo. São Paulo: Brasiliense, 1989.

HABERMAS, J. Teoria do Agir Comunicativo: racionalidade da ação e racionalização social. v. I. Tradução Paulo Astor Soethe. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012.

HABERMAS, J. Direito e Democracia: entre facticidade e validade. 2 v. Trad. Flávio Beno Siebeneichler. 2ª ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.

Published

2021-01-10

How to Cite

Tajes Ferreira, L. T. (2021). A MUDANÇA NO DIREITO MODERNO NO BRASIL A PARTIR DO DEBATE DAS RELAÇÕES MORAIS DO MUNDO DA VIDA. Revista Debates Insubmissos, 3(11), 260–271. https://doi.org/10.32359/debin2020.v3.n11.p260-271

Issue

Section

Pautas Insubmissas

Similar Articles

1 2 3 4 5 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.