O QUE PENSAM OS ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, BRASIL, SOBRE DIREITOS HUMANOS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO

Autores/as

  • Alaíde Maria Bezerra Cavalcanti Mestranda em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Pernambuco. Bacharela em Serviço Social também pela Universidade Federal de Pernambuco.
  • Ângela Maria Monteiro Motta Pires Atualmente é Professora Adjunta do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Professora do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da UFPE. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco.

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2022.v5.n17.p29-46

Palabras clave:

Educação em Direitos Humanos, Direitos Humanos, Estudantes universitários.

Resumen

Este artigo analisa os resultados de uma pesquisa sobre os significados que os estudantes do primeiro período do ano de 2016 da Universidade Federal de Pernambuco têm sobre os seguintes aspectos: a) Direitos Humanos; b) temas atuais que se relacionam com Direitos Humanos; e c) que valor adquire esse tema nos seus discursos, apresentando-se aqui uma reflexão sobre o papel e a importância da Educação em Direitos Humanos na formação desses indivíduos. A pesquisa utilizou como instrumento de coleta dos dados um questionário, que foi aplicado a estudantes dos cursos de Ciências Humanas, Ciências Sociais e Ciências Exatas. Os achados da pesquisa evidenciam um interesse dos estudantes em relação aos Direitos Humanos e a sua aplicação na vida cotidiana, sendo que uma maioria está informada sobre os temas, mesmo que precariamente, e tem uma opinião, embora superficial, a respeito dos mesmos. As respostas apontam para a importância da formação dos estudantes sobre Educação em Direitos Humanos, no sentido de integralizar conteúdos de Direitos Humanos nos currículos dos cursos universitários.

Biografía del autor/a

Ângela Maria Monteiro Motta Pires, Atualmente é Professora Adjunta do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Professora do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da UFPE. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco.

Mestranda em Direitos Humanos pela UFPEEspecialista em Serviço Social e Direitos Sociais pela UNB
Assistente Social do IFPE

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Publicado

2022-07-31

Cómo citar

Cavalcanti, A. M. B., & Pires, Ângela M. M. M. (2022). O QUE PENSAM OS ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, BRASIL, SOBRE DIREITOS HUMANOS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO. Revista Debates Insubmissos, 5(17), 29–46. https://doi.org/10.32359/debin2022.v5.n17.p29-46

Número

Sección

Número Especial Educação em Direitos Humanos

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