ESTUDO E DIVULGAÇÃO DA RELEVÂNCIA DO ENSINO DOS DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI :
https://doi.org/10.32359/debin2022.v5.n17.p126-147Mots-clés :
Convívio social, Direitos humanos, EducaçãoRésumé
O presente artigo realizou-se por meio de uma pesquisa bibliográfica, tendo por base o estudo e a divulgação da relevância do ensino dos direitos humanos na educação básica. Abordou-se os estudos dos direitos humanos de forma geral, bem como suas descrições, classificações e contextos históricos, além de ser enfatizada a educação como direito humano e para os direitos humanos, o estudo da relevância do diálogo e do convívio social para uma educação voltada para esses direitos, os quais auxiliam para que a formação do sujeito realize-se pautada na solidariedade, respeito e colaboração social, inclusive em períodos adversos, como no caso da pandemia da COVID-19 no ano de 2020 e 2021. Abordou-se a abrangência da educação, como forma de difusão e efetivação do estudo e da prática dos direitos humanos, pois as instituições de ensino na educação básica, tem a incumbência de favorecer a prática social de vários temas importantes destacando a questão dos direitos humanos. Sendo também frisados os documentos nacionais e internacionais que a embasam, esta pesquisa foi de extrema relevância, pois verificou-se a necessidade de fomentar-se o estudo dessa temática no âmbito educacional propiciando uma aprendizagem significativa, sendo essa necessidade potencializada ainda mais em períodos adversos como no contexto da pandemia.Références
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