REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO NO BRASIL EM TEMPOS DE BARBÁRIE E PANDEMIA

Auteurs-es

  • Danilo de Vasconcellos Ferreira Universidade Federal do Rio Grande
  • Felipe Radünz Krüger Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Livian Lino Netto Universidade Federal de Pelotas

DOI :

https://doi.org/10.32359/debin2022.v5.n18.p241-252

Mots-clés :

Educação, pandemia, conjuntura política.

Résumé

Este texto tem por objetivo fazer uma breve análise da conjuntura política brasileira e seu reflexo na educação especialmente 2020 e 2021, agravados pela pandemia do COVID-19. Além disso, o avanço neoliberal tomou proporções arrebatadoras, ampliando as dificuldades do povo no país, que, ao longo do governo de Bolsonaro, instaurou o pior cenário de incerteza e desesperança, e permeado de escândalos que envolvem seus ministérios, especialmente educação e meio ambiente. Diante da conjuntura que fez com que o país fosse epicentro da pandemia na América do Sul, com milhares de mortos, houve um aumento do desemprego, e no campo da educação, o ensino remoto deixou milhares de jovens e crianças fora da escola. Diante deste contexto, analisamos brevemente os últimos dois anos, apontando que é necessário urgentemente lutar contra o autoritarismo deste governo, valorizar professores e pesquisadores e criar alternativas à barbárie.

Bibliographies de l'auteur-e

Danilo de Vasconcellos Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande

Professor da rede privada de ensino da cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul, extremo sul do Brasil. É Mestre em Ensino de História pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Especialista em Mídias na Educação pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense. Tem experiência no ensino de História e música e eventos culturais.

Felipe Radünz Krüger, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor da rede municipal e privada da cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul, extremo sul do Brasil. É Doutor em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Mestre em História pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel. Tem interesse em História, teoria da História, Educação e mídias, histórias em quadrinhos críticas e complexas – com pesquisas sobre V for Vendetta.

Livian Lino Netto, Universidade Federal de Pelotas

Livian Lino Netto (Universidade Federal de Pelotas – Brasil) é cientista Social, Mestra em Educação pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense e Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Pelotas. É também, bolsista CAPES - Condenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 

Références

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Publié-e

2022-09-11

Comment citer

Ferreira, D. de V., Krüger, F. R., & Netto, L. L. (2022). REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO NO BRASIL EM TEMPOS DE BARBÁRIE E PANDEMIA. Revista Debates Insubmissos, 5(18), 241–252. https://doi.org/10.32359/debin2022.v5.n18.p241-252

Numéro

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Pautas Insubmissas

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