PAULO FREIRE E A PEDAGOGIA DO MST: CAMINHOS PARA (RE)PENSAR A FORMAÇÃO HUMANA

Autori

  • Maria Fernanda dos Santos Alencar Universidade Federal de Pernambuco. Centro Acadêmico do Agreste
  • Allan Diêgo Rodrigues Figueiredo Universidade Federal de Pernambuco. Centro Acadêmico do Agreste

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2019.v2.n4.p21-33

Parole chiave:

Paulo Freire, Ser Mais, Pedagogia do MST.

Abstract

RESUMO

Este texto analisa a pedagogia do movimento dos trabalhadores Sem Terra (MST) à luz da categoria freireana Ser Mais, considerando a sua constituição no processo de formação humana. É uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico. Compreende-se que a pedagogia do MST, ao se constituir na concepção de formação omnilateral, acolhe a categoria Ser Mais, apresentando contribuições para a formação humana dos seus militantes; empoderando-os da consciência crítica e da necessidade de se lutar por direitos humanos, sociais, civis e políticos. 

Riferimenti bibliografici

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Pubblicato

2019-02-09

Come citare

Alencar, M. F. dos S., & Figueiredo, A. D. R. (2019). PAULO FREIRE E A PEDAGOGIA DO MST: CAMINHOS PARA (RE)PENSAR A FORMAÇÃO HUMANA. Revista Debates Insubmissos, 2(4), 21–33. https://doi.org/10.32359/debin2019.v2.n4.p21-33

Fascicolo

Sezione

Dossiê

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