ESTUDOS SOBRE OS CONCEITOS DE LAICIDADE E A DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO NÃO CONFESSIONAL NO ESTADO DO PARANÁ (2018)

Autori

  • Fabio Lanza Universidade Estadual de Londrina (UEL), Paraná.
  • Lucas Luis Jesus da Silva Universidade Estadual de Londrina (UEL), Paraná.
  • Luis Gustavo Patrocino Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Marília, SP.

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2022.v5.n18.p69-88

Parole chiave:

Sociologia das Religiões, Educação, Laicidade, Ensino Religioso.

Abstract

Este artigo se aprofundou nas discussões relacionadas à temática da laicidade, buscando compreender como os conceitos são aplicados à disciplina de Ensino Religioso, uma vez que surge no campo educacional o novo documento: Referencial Curricular do Paraná (PARANÁ, 2018), estipulando e orientando todas as disciplinas ofertadas na educação básica: fundamental e média. A partir dessa fonte documental, elaborou-se uma análise do módulo curricular acerca da disciplina de Ensino Religioso, buscando analisar como a concepção de laicidade fundamenta os conteúdos básicos da respectiva disciplina. Nos resultados identifica-se que o Ensino Religioso não confessional ofertado à rede pública de educação básica possui como características fundamentais os princípios de Estado laico, de laicidade e de direitos humanos e culturais. Dessa forma, na rede estadual de ensino não há possibilidade da disseminação de valores confessionais ou práticas proselitistas, o que pode contribuir para uma formação voltada aos princípios dos direitos humanos.

Biografie autore

Fabio Lanza, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Paraná.

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Professor Associado no Departamento de Ciências Sociais, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (M e D), do Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional de Ensino de Sociologia vinculados à Universidade Estadual de Londrina. Coordenador do Laboratório de Estudos sobre as Religiões e Religiosidades da UEL

Lucas Luis Jesus da Silva, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Paraná.

Licenciado em Ciências Sociais e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Sociologia na Universidade Estadual de Londrina -Paraná. Bolsista CAPES, pesquisador do Laboratório de Estudos sobre Religiões e Religiosidades (LERR-UEL).

Luis Gustavo Patrocino, Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Marília, SP.

Doutorando em Ciências Sociais (UNESP Marília), Mestre em Ciências Sociais, Especialista em Estatística com Ênfase em Pesquisa Quantitativa e Licenciado/Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina. Bacharel em Teologia pela Faculdade Evangélica do Brasil. Atua como pesquisador no Laboratório de Estudos de Religião e Religiosidade (e (LERR) da Universidade Estadual de Londrina e do Projeto de extensão Práxis/UEL.

Riferimenti bibliografici

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 09 jun. 2021.

______. LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: Diário Oficial da União, 23 de dezembro de 1996.

_______. Ministério da Educação e Cultura. Nova redação do art. 33 da Lei 9.394/1996. Lei nº 9.475/97 de 22 de julho de 1997. Brasília: Diário Oficial da União, de 23 de julho de 1997, Seção 1.

_______. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, SEB, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 29 out. 2021.

BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de Política. São Paulo: Editora UNB - Imprensa Oficial, 2004.

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO (Paraná). Conselheiras abordam a Implementação do Referencial Curricular do Paraná. CEE, Curitiba, 19 out. 2020. Disponível em: http://www.cee.pr.gov.br/Noticia/Conselheiras-abordam-Implementacao-do-Referencial-Curricular-do-Parana. Acesso em: 30 out. 2021.

DOMINGOS, Marília de Franceschi Neto. Ensino Religioso e Estado Laico: uma lição de tolerância. Revista de Estudos da Religião, São Paulo, v. 1, n. 3, p. 45-70, set. 2009. Disponível em: http://www4.pucsp.br/rever/rv3_2009/. Acesso em: 09 jun. 2021.

DURKHEIM, Emile. A educação moral. Petrópolis: Vozes, 2008.

FELTRIN, Ricardo. Pastor chutou imagem da Santa em 1995 e causou revolta no país. UOL. 11 set. 2017. Disponível em: https://www.uol.com.br/splash/noticias/ooops/2017/09/11/pastor-chutou-imagem-da-santa-em-1995-e-causou-revolta-no-pais.htm. Acesso em: 09 jun. 2021.

FISCHMANN, Roseli. Ciência, tolerância e estado laico. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 60, p. 42-50, jul. 2008. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252008000500006. Acesso em: 09 jun. 2021.

MARIANO, Ricardo. Laicidade à brasileira: católicos, pentecostais e laicos em disputa na esfera pública. Civitas- Revista de Ciências Sociais, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p. 238-258, maio-ago. 2011. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/civitas/article/viewFile/9647/6619. Acesso em: 09 jun. 2021.

MARIANO, Ricardo; ORO, Ari Pedro. Introdução ao dossiê, Religião, política, espaço e laicidade no Brasil. Revista Cultura & Religión, v. 7, n. 2, p. 04-12, 2014. Disponível em: https://www.revistaculturayreligion.cl/index.php/revistaculturayreligion/article/view/384. Acesso em: 09/06/2021.

ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos. 1948. Disponível em: https://dre.pt/declaracao-universal-dos-direitos-humanos. Acesso em: 25 out. 2021.

PARANÁ. Referencial Curricular do Paraná. Curitiba: Secretaria da Educação e do Esporte, 2018. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1383 Acesso em: 09 jun. 2021.

RANQUETAT JR, Cesar A. Laicidade, laicismo e secularização: definindo e esclarecendo conceitos. Revista Sociais e Humanas, Rio Grande do Sul, v. 21, n. 01, p. 1-14, 2008. Disponível em: http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/773/532. Acesso em: 09 jun. 2021.

RODRIGUES, Elisa. Ensino religioso, tolerância e cidadania na escola pública. Numen: revista de estudos e pesquisa da religião, Juiz de Fora, v. 16, n. 1, p. 763-782, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/numen/issue/view/937. Acesso em: 09 jun. 2021.

ROHLING, Marcos. Durkheim, Rawls e a educação moral. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 22, n. 71, p. 01-19, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/TKH9YzYjwWNQpSYWWWtndVy/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 09 jun. 2021.

TOURAINE, Alain. Um novo paradigma para compreender o mundo de hoje. 3. ed. Rio de Janeiro: Petrópolis, 2007.

SANCHIS, Pierre. A contribuição de Émile Durkheim. In: TEIXEIRA, Faustino. (Org.). Sociologia da religião: enfoques teóricos. Petrópolis: Vozes, 2011.

VITULLO, Gabriel; SCAVO, Davide. O liberalismo e a definição bobbiana de democracia: elementos para uma análise crítica. Revista Brasileira de Ciência Política, Brasília, n. 13, p. 89-105, jan-abr. 2014.Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcpol/a/yPjFTyzWVF4X9N39wHjzdQt/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 09 jun. 2021.

ZANONE, Valério. Laicismo. In: BOBBIO, Norberto; MATEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco (Orgs.). Dicionário de Política. Tradução de Carmen C. Varriale. 5. ed. Brasília: UnB, 1998.

Pubblicato

2022-09-11

Come citare

Lanza, F., Silva, L. L. J. da, & Patrocino, L. G. (2022). ESTUDOS SOBRE OS CONCEITOS DE LAICIDADE E A DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO NÃO CONFESSIONAL NO ESTADO DO PARANÁ (2018). Revista Debates Insubmissos, 5(18), 69–88. https://doi.org/10.32359/debin2022.v5.n18.p69-88

Fascicolo

Sezione

Artigos Livres

Articoli simili

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.