NOTAS PARA UMA PEDAGOGIA DA INTERSECCIONALIDADE

Autores

  • Fernando Guimarães Oliveira da Silva Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n20.p191-219

Palavras-chave:

Pedagogia engajada, Interseccionalidade, Decolonialidade.

Resumo

Este texto é oriundo de um projeto de pesquisa preocupado com a luta antirracista por uma educação sul-mato-grossense engajada e como prática de liberdade. Fundamento-me em perspectivas decoloniais, do pensamento interseccional feminista-negro e de concepções freireanas de educação para sugerir a interseccionalidade como ferramenta pedagógica de ensino e de aprendizagem na educação básica, tendo como pano de fundo norteador dos diálogos as minhas experiências vividas, escrevivências e embrutecimentos pedagógicas de minha caminhada em um (c)istema-mundo produtor de precariedade existencial. Como ato conclusivo, busquei atentar-me para o engajamento docente em temáticas que propõem repensar a narrativa histórica única. É um compromisso de diferentes áreas não necessariamente de humanas na educação básica: é possível articular assuntos das ciências exatas e biológicas a partir de temáticas do cotidiano racializado, misógino, produtor de desigualdades e precariedade da vida.  

Biografia do Autor

Fernando Guimarães Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Professor do Programa de Pós-graduação em educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS, unidade de Paranaíba). Doutorado em educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

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Publicado

2023-05-09

Como Citar

Silva, F. G. O. da. (2023). NOTAS PARA UMA PEDAGOGIA DA INTERSECCIONALIDADE. Revista Debates Insubmissos, 6(20), 191–219. https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n20.p191-219

Edição

Seção

DOSSIÊ: Educação, Epistemologias Decoloniais e Interseccionalidades

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