EDUCAÇÃO POPULAR COMO TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: DIÁLOGOS COM PAULO FREIRE

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.32359/debin2021.v4.n15.p200-222

Mots-clés :

Movimento da Educação do Campo, Educação Popular, Paulo Freire, Movimentos Sociais e Sindicais.

Résumé

Este artigo emerge de uma pesquisa que realizamos durante o doutorado, a partir da análise documental das práticas que constituem o Movimento da Educação do Campo. Realizamos também com uma revisão de literatura sobre a contribuição de Paulo Freire e da Educação Popular para o Movimento Político-Pedagógico-Epistêmico da Educação do Campo, que emerge no Brasil no final da década de 1990, como contraposição ao projeto societário hegemônico e ao modelo de Educação Rural.  Para tanto, explicitamos inicialmente o conceito de Educação Popular (EP) que adotamos, considerando-a como uma teoria e prática da educação e como matriz fundamental para a implementação das práticas educativas escolares e não escolares do campo. Em seguida, discutimos como os movimentos educativos populares e as organizações da classe camponesa se constituíram como sementeiras da Educação do Campo. Por fim, apresentamos a emergência da Educação do Campo como paradigma, movimento de luta, conjunto de práticas educativas e de políticas educacionais num diálogo com Paulo Freire.

Biographie de l'auteur

Maria Socorro Silva, UFCG/CDSA

Doutora em Educação. Professora da UFCG/CDSA/Unidade Acadêmica de Educação do Campo. Professora do PPGE Educação. Membro do Nupeforp\Resab\Rede Pecc-MS.

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Publiée

2022-01-07

Comment citer

Silva, M. S. (2022). EDUCAÇÃO POPULAR COMO TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: DIÁLOGOS COM PAULO FREIRE. Revista Debates Insubmissos, 4(15), 200–222. https://doi.org/10.32359/debin2021.v4.n15.p200-222

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ - LUTAS, RESISTÊNCIAS E SABERES POPULARES: A EDUCAÇÃO É O CAMINHO PARA A EMANCIPAÇÃO

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