DECOLONIALIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DO POVO KANELA/MEMORTUMRÉ, MA
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n20.p245-278Schlagworte:
Educação escolar indígena, Currículo, Decolonialidade.Abstract
Este artigo tem por objetivo levantar discussões sobre a educação escolar indígena decolonial e apresentar uma proposta pedagógica para o ensino médio, na aldeia Escalvado do povo Kanela/Memortumré (MA). Para isso foi analisado o Referencial curricular para a educação indígena do Estado do Maranhão, aprovado em 2021. Com base nesse documento, apresentam-se os conteúdos da Base que devem compor os currículos das escolas indígenas, deixando a parte intercultural aberta para que cada escola construa o currículo de acordo com as necessidades de cada comunidade. Dessa maneira, procurou-se apresentar a proposta para um currículo decolonial intercultural, a partir do referencial de Walsh (2009), Paulo Freire (1976,1978) e Macena (2007). Para isso fazemos uma reflexão/discussão sobre decolonialidade e currículo intercultural aplicado à educação escolar indígena, procurou-se enfatizar a abordagem crítica da leitura mobilizada por diversos componentes curriculares para a produção do gênero carta aberta. Foram apontados alguns encaminhamentos para a prática da interculturalidade e do dialogismo a partir dos conhecimentos da base, contextualizando de acordo com a realidade histórico-social do povo Kanela.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
