DECOLONIALIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DO POVO KANELA/MEMORTUMRÉ, MA

Autor/innen

  • SOLANGE MARIA PEREIRA DA SILVA Universidade Federal da Paraíba https://orcid.org/0000-0002-7927-1721
  • Tiago de Aguiar Rodrigues Mestre (2011) e doutor (2017) em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade de Brasília. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba e docente permanente do Programa de Mestrado Profissional em Linguística e Ensino ? MPLE/UFPB.

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n20.p245-278

Schlagworte:

Educação escolar indígena, Currículo, Decolonialidade.

Abstract

Este artigo tem por objetivo levantar discussões sobre a educação escolar indígena decolonial e apresentar   uma proposta pedagógica para o ensino médio, na aldeia Escalvado do povo Kanela/Memortumré (MA). Para isso foi analisado o Referencial curricular para a educação indígena do Estado do Maranhão, aprovado em 2021. Com base nesse documento, apresentam-se os conteúdos da Base que devem compor os currículos das escolas indígenas, deixando a parte intercultural aberta para que cada escola construa o currículo de acordo com as necessidades de cada comunidade. Dessa maneira, procurou-se apresentar a proposta para um currículo decolonial intercultural, a partir do referencial de Walsh (2009), Paulo Freire (1976,1978) e Macena (2007). Para isso fazemos uma reflexão/discussão sobre decolonialidade e currículo intercultural aplicado à educação escolar indígena, procurou-se enfatizar a abordagem crítica da leitura mobilizada por diversos componentes curriculares para a produção do gênero carta aberta. Foram  apontados alguns encaminhamentos para a prática da interculturalidade e do dialogismo a partir dos conhecimentos da base, contextualizando de acordo com a realidade histórico-social do povo Kanela.


Veröffentlicht

2023-05-09

Zitationsvorschlag

PEREIRA DA SILVA, S. M., & Rodrigues, T. de A. (2023). DECOLONIALIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DO POVO KANELA/MEMORTUMRÉ, MA. Revista Debates Insubmissos, 6(20), 245–278. https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n20.p245-278

Ausgabe

Rubrik

DOSSIÊ: Educação, Epistemologias Decoloniais e Interseccionalidades

Ähnliche Artikel

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Sie können auch eine erweiterte Ähnlichkeitssuche starten für diesen Artikel nutzen.