SOBRE A EDUCAÇÃO LITERÁRIA EM PORTUGAL: GESTÕES E (IM)POSSIBILIDADES

Autori

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2021.v4.n13.p10-30

Parole chiave:

Educação literária em Portugal, Metodologia literária, Educação e ensino.

Abstract

No presente artigo pretende-se refletir sobre o panorama atual da Educação Literária nos primeiros ciclos de ensino em Portugal e, também, problematizar o papel do professor naquilo que é atinente à promoção da leitura, à seleção do corpus literário e às estratégias e aos objetivos da leitura.

Biografia autore

Pedro Dalte, Universidade do Minho Instituto Politécnico de Macau

Doutor em Estudos da Criança, na Universidade do Minho. Sob supervisão científica do Prof. Doutor Fernando Azevedo, apresentou a tese intitulada “Da educação literária à leitura de mundos. Práticas e conceções em contexto de sala de aula” da qual se adapta o presente artigo. Atualmente, é membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares pela Universidade Aberta onde desenvolveu o tema: Caleidoscópio Literário - A representação romanesca de Luís Cardoso. Entre 2009 e 2014 foi docente na Universidade Nacional de Timor Lorosa’e onde lecionou disciplinas relacionadas com o ensino da Língua, da Literatura e da Cultura Portuguesas. Colabora, atualmente, com o Instituto Politécnico de Macau.

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Pubblicato

2021-09-10

Come citare

Dalte, P. (2021). SOBRE A EDUCAÇÃO LITERÁRIA EM PORTUGAL: GESTÕES E (IM)POSSIBILIDADES. Revista Debates Insubmissos, 4(13), 10–30. https://doi.org/10.32359/debin2021.v4.n13.p10-30

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