POVOS INDÍGENAS E SUAS EPISTEMOLOGIAS: RESSIGNIFICAR AS CAMINHADAS E AS TRILHAS PERCORRIDAS POR DOIS GRUPOS DE PESQUISA

Autori

  • Rosemary Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ https://orcid.org/0000-0003-0479-1703
  • Carolina Tamayo Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n21.p233-251

Parole chiave:

decolonialidade, pesquisas, Educação

Abstract

Neste artigo, inspirado em pesquisas realizadas por dois grupos de pesquisa de regiões diferentes do Brasil: Educiber e InSURgir, as autoras trazem possibilidades de pensar os povos indígenas e suas epistemologias para contribuir com os debates educacionais. O objetivo é ressignificar as caminhadas e as trilhas percorridas por seus Grupos de Pesquisa que começaram com o diálogo das pesquisadoras numa live que aconteceu em 10 de agosto de 2022, vinculada ao projeto ‘Cotidianos, Redes Educativas, Processos Culturais e Imagens’, do Programa Institucional de Internacionalização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes-PrInt), na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). Tem sido cada vez mais urgente evocar momentos como esses, para partilharmos nossas histórias e inquietações: experiências de vida e formação, performances que se fazem como manifestos e denúncias em sintonia com o nosso tempo.

Biografie autore

Rosemary Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutora e mestra em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). Professora associada do Departamento de Formação de Professores da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF-Uerj). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPed) da Uerj, na Linha de Pesquisa ‘Cotidianos, Redes Educativas e Processos Culturais’. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC), da Uerj.

Carolina Tamayo, Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/Brasil)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/Brasil) e integrante do Grupo de Pesquisa Interinstitucional ‘inSURgir’, desta mesma universidade. Integrante dos Grupos de Pesquisa ‘Educação, Linguagem e Práticas Culturais’ (Unicamp, Brasil) e ‘Matemática, Educación y Sociedad’ (Universidad de Antioquia, Colômbia). Coordenadora para Suramérica da Red Internacional de Etnomatemática.

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Pubblicato

2023-11-07

Come citare

Santos, R., & Tamayo, C. (2023). POVOS INDÍGENAS E SUAS EPISTEMOLOGIAS: RESSIGNIFICAR AS CAMINHADAS E AS TRILHAS PERCORRIDAS POR DOIS GRUPOS DE PESQUISA. Revista Debates Insubmissos, 6(21), 233–251. https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n21.p233-251

Fascicolo

Sezione

Dossiê - Povos indígenas e suas epistemologias como expressão de educações nas lutas de reexistir nos processos históricos/sociais

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