EXERCÍCIOS FILOSÓFICO-ESPIRITUAIS PARA DESEDUCAR E BEM VIVER:
habitar mundos [im]possíveis
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n25.p123-144Parole chiave:
Deseducação, Filosofia decolonial, Espiritualidade, Bem viverAbstract
Este artigo investiga a imperativa decolonização do conhecimento e a promoção do bem viver como resistência à hegemonia colonial na educação. Através de uma análise decolonial como construção metodológica, propomos uma reflexão sobre a necessidade de transcender a lógica do conhecimento moderno/colonial, destacando a relevância de uma filosofia insurgente que reconhece a plenitude da humanidade dos povos colonizados. A filosofia decolonial é refletida como um movimento epistêmico que desafia as estruturas de poder e fomenta novas formas de coexistência. O artigo enfatiza a espiritualidade como uma dimensão essencial do ser e defende um conhecimento ético comprometido com a justiça social. Concluímos com a proposta de habitar mundos [im]possíveis, uma visão que recupera a capacidade espiritual de imaginar e criar realidades alternativas, fundamentais para uma educação que aspire ao bem viver e à emancipação cultural.
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