CHAMA-ME PELO MEU NOME: O USO DO NOME SOCIAL NA EDUCAÇÃO PÚBLICA

Autores/as

  • DOUGLAS MANOEL ANTONIO DE ABREU PESTANA DOS SANTOS USP

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n20.p54-74

Palabras clave:

Educação inclusiva, Nome social, Travesti, Transgênero, Gênero, Dissidência.

Resumen

A presente pesquisa trata da utilização do nome social no campo da Educação, assumindo um lugar de importância por chamar por uma transformação radical a fim de atender, com a devida dignidade, a população trans e travesti na educação pública brasileira. Borrando propositalmente no texto as fronteiras desta pesquisadora, que experimenta no próprio corpo os desafios de uma cidadania precarizada e que tem no uso do nome social um campo de disputa política de existência, objetivou-se apresentar e problematizar dados sobre a utilização do nome social na educação pública. Como material e método foram realizadas: (1) pesquisa bibliográfica junto ao tema gênero produzida, prioritariamente, por pesquisadores trans; (2) análise de dados públicos divulgados por órgãos oficiais da educação do Estado de São Paulo sobre a utilização do nome social. Como resultados, aponta-se para uma crescente no uso do nome social, o que sinaliza uma transformação e a construção de um novo tempo. Percebe-se que as pessoas trans e travestis estão cada vez mais acessando e permanecendo na educação. Conclui-se que é preciso se debruçar com responsabilidade sobre essas questões para acelerar o tempo das transformações necessárias, considerando-se a urgência da baixa expectativa de vida da população aqui representada.

 

Biografía del autor/a

DOUGLAS MANOEL ANTONIO DE ABREU PESTANA DOS SANTOS, USP

Doutor em ciências da educação. Membro da Cátedra Otávio Frias de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade - USP. Bolsista de Produtividade em Pós-Graduação na área da Educação CAPES/CNPq. Membro da Rede Nacional da Ciência para a Educação- CPe. Membro da ABEPEE- Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial UNESP Associado(a) na categoria de Profissional, Nº de matrícula 15713, da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) USP, filiada no Brasil, à Federação das Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e no exterior, à International Brain Research Organization (IBRO) e à Federação das Associações Latino Americanas e do Caribe de Neurociências. Tem experiência na área de Educação, na intersecção entre Psicanálise e Educação, abordando principalmente os seguintes temas: educação em tempos de crise, educação e autoridade; ensino e transmissão.

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Publicado

2023-05-09

Cómo citar

DOS SANTOS, D. M. A. D. A. P. (2023). CHAMA-ME PELO MEU NOME: O USO DO NOME SOCIAL NA EDUCAÇÃO PÚBLICA. Revista Debates Insubmissos, 6(20), 54–74. https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n20.p54-74

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