Zum Inhalt springen
Zur Hauptnavigation springen
Zur Fußzeile springen
Open Menu
Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica
Atual
Arquivos
Anúncios
Über uns
Über die Zeitschrift
Beitragseinreichung
Redaktion
Kontakt
Schutz personenbezogener Daten
Registrieren
Template
Suchen
Registrieren
Einloggen
Home
/
Archiv
/
Bd. 4 Nr. 1 (2018): Perspectivas para o ensino na Educação Básica: ressignificando discursos e práticas
Bd. 4 Nr. 1 (2018): Perspectivas para o ensino na Educação Básica: ressignificando discursos e práticas
Veröffentlicht:
2018-11-30
Artigos
Avaliação da aprendizagem no processo de alfabetização: analisando a prática de professoras alfabetizadoras
Juliana Bezerra de Oliveira, Ana Lúcia Felix dos Santos, Caroline da Silva Cavalcanti
7-26 (Português (Brasil))
Análise das vicissitudes da organização do saber e dos problemas de elaboração do currículo do Ensino Básico de Moçambique
Júnior João Samuel Dos Santos
27-43 (Português (Brasil))
A educação para as relações étnicorraciais e as novas perspectivas para o ensino de História na educação básica
Odair Souza
44-63 (Português (Brasil))
Educação em direitos humanos na educação básica: perspectivas e desafios no sertão pernambucano
Kalline Flávia Silva de Lira
64-79 (Português (Brasil))
Os desafios da profissionalização docente: identidade, saberes e práticas na Educação Básica
Márcio Ananias Ferreira Vilela, Maria da Penha da Silva
80-93 (Português (Brasil))
Aula como fantasia
Miriane Cupini Pedarsini, Fabiane Olegário
94-105 (Português (Brasil))
Muito além da “bonequinha preta”: jogos, brincadeiras e ‘contação’ de histórias
Antonio Carlos Figueiredo Costa, Letícia Ribeiro Lopes, Samara Cristina de Carvalho
106-121 (Português (Brasil))
Conversas de currículo: o que você (professora) gostaria de ensinar na escola?
Priscylla Karollyne Gomes Dias
122-138 (Português (Brasil))
A construção da identidade docente a partir da observação: Um olhar sobre a recepção da professora-supervisora em uma experiência de estágio curricular
Kátia Barbosa Feitosa, Flávia Barbosa Santana Araújo
139-147 (Português (Brasil))
Argumentação na Pedagogia Freinet: Refletindo sobre as técnicas de vida na escola
Alcidesio Oliveira da Silva Junior
148-161 (Português (Brasil))
Duolingo: a utilização da plataforma como ferramenta didática para o processo de ensino e aprendizagem em línguas estrangeiras
Rafael da Silva Santana, Sérgio Paulino Abranches
162-172 (Português (Brasil))
O papel dos jogos pedagógicos no desenvolvimento da interação e da produção orais em inglês com crianças do 1.º ciclo do ensino básico
Lídia Maria Machado
173-181 (Português (Brasil))
A perspectiva cidadã da redação do Enem: o olhar do gestor, do professor de Língua Portuguesa e do aluno concludente do ensino médio do Codap/UFS
Victor Rene Andrade Souza, Jaqueline Gomes dos Santos Teles
182-196 (Português (Brasil))
Interdisciplinaridade entre Biologia e Química: a Bioquímica ligando disciplinas
Ana Maria Alves de Souza, Alfredo Matos Moura Junior, Edilson Gomes de Oliveira, Mayara Gabriella Oliveira de Almeida
197-212 (Português (Brasil))
Concepções e Práticas Avaliativas na Educação Profissional e Tecnológica: Análise do Conselho de Classe
Priscila Juliana da Silva, Janete Godoi, Virginea Aparecida de Lorena, Juliana de Souza Augustin Pereira
213-230 (Português (Brasil))
Reflexões sobre o gênero projeto de pesquisa de iniciação científica: uma experiência com a Língua Portuguesa no ensino fundamental
Ícaro Weimann Aguiar, Adriana Letícia Torres da Rosa
231-251 (Português (Brasil))
Era uma vez a questão racial: os livros de literatura no processo de construção de identidades
Michelle dos Santos Vianna
252-266 (Português (Brasil))
Doping e teomania: breves considerações éticas para as aulas de EducaçãoFísica
Bruno Rodrigo Lippo, Marcos Paulo Silva
267-280 (Português (Brasil))
Formação de professores para ensinar os saberes das práticas corporais às crianças na educação infantil
Paula Roberta Paschoal Boulitreau
281-295 (Português (Brasil))
Debate epistemológico na educação física: a busca por elementos de mediação entre os paradigmas neomoderno e marxista
Gabriel Pereira Paes Neto, Carlos Jorge Paixão, Renan Santos Furtado
296-315 (Português (Brasil))
Trabalho e educação: reflexões das dimensões ontológica e histórica
Wallace Pereira Sant Ana, Glen Cézar Lemos
316-329 (Português (Brasil))
Artigos de Iniciação Científica
Inglês como língua franca: o que pensam os futuros professores de uma universidade do Paraná
Beatrice Elaine dos Santos, Isabel Cristina Vollet Marson
331-348 (Português (Brasil))
Nietzsche imoral? Considerações sobre a genealogia e crítica da moralidade cristã europeia
João Victor Monteiro Maciel Nunes, Sérgio Ricardo Vieira Ramos
349-361 (Português (Brasil))
O Espaço da leitura no cotidiano dos estudantes: um estudo das práticas de leitura de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental
Ellen Kawany Evangelista Ortiz, Adriana Letícia Torres da Rosa
362-376 (Português (Brasil))
Relatos de Experiências
Alfabetização Científica e o ensino de Ciências na educação infantil: a construção do conhecimento científico
Thais Soares da Silva, Gilmar Beserra de Farias, Maria Amanda Vitorino da Silva
378-387 (Português (Brasil))
Relato de experiência sobre a importância do pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC) em PE para a formação do professor que trabalha no ciclo de alfabetização
Emmanuella Farias de Almeida Barros, Ana Claudia Rodrigues Gonçalves Pessoa
388-397 (Português (Brasil))
Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa: reflexões sobre formação docente e espaço escolar
Antônio Narcélio Domingos da Silva
398-407 (Português (Brasil))
Percepção, conhecimento e linguagem: contribuições da argumentação para construção de uma aprendizagem significativa crítica
Rayssa Suane de Araújo Lima, Kátia Aparecida da Silva Aquino, Ruth do Nascimento Firme
408-424 (Português (Brasil))
Poemas matemáticos: uma proposta de diálogo entre Língua Portuguesa e Matemática
Natália Ubirajara Silva, Virgínia Crivellaro Sanchotene
425-432 (Português (Brasil))
Seminários em Geografia em turmas da 1ª série do ensino médio: um encontro com pensadores e geógrafos
Ricardo Santos de Almeida, Maria Aparecida Vieira de Melo
433-442 (Português (Brasil))
O jogo nas aulas de educação física no ensino fundamental: Estratégias interdisciplinares como experiência em uma turma do 4º ano
João Augusto Galvão Rosa Costa
443-454 (Português (Brasil))
A formação do professor de biologia e os desafios no ensino das ciências naturais: um relato de experiência no 9º ano do ensino fundamental
Mona Lisa Dias da Silva, Zélia Maria Soares Jófili
455-464 (Português (Brasil))
Resenhas Acadêmicas
Quebrando paradigmas e ressignificando práticas de ensino através da literatura nas aulas de línguas
Danielly Cristina Pereira Vieira
466-469 (Português (Brasil))
Interesses mercadológicos e o “novo” ensino médio
Alexsandro Rúdio Broetto, Laudinéia Maria Neves Dias Rúdio
470-472 (Português (Brasil))
Sprache
Français (Canada)
Français (France)
Deutsch
Italiano
Português (Brasil)
Español (España)
English
Informationen
Für Leser/innen
Für Autor/innen
Für Bibliothekar/innen